top of page
  • Foto do escritorOdontologia Tanaka

Clareamento dental, o que é e quando fazer?

Atualizado: 3 de jan. de 2023

Além da dúvida muito frequente referente a quando fazer o procedimento de clareamento, existem outras questões como: será que meu dente precisa de clareamento? Existe idade para realizar o clareamento? Quanto tempo dura o efeito de dentes brancos?



Antes de mais nada vamos primeiramente esclarecer que existe mais de um tipo de clareamento e para você saber qual é melhor para o seu caso e se está no momento certo de realizar o procedimento é necessário entender suas diferenças. Ao longo desse post você verá os seguintes tópicos:



O sorriso branco é o sonho de muitas pessoas, pois aumenta a autoestima e autoconfiança.

Para ter um sorriso branco em muitos casos não basta apenas escovar os dentes corretamente, isso porque com o tempo é natural o dente ir amarelando, principalmente devido aos alimentos que possuem corante, tornando assim o clareamento dentário um dos tratamentos mais procurados para deixar os dentes mais brancos.


O que é clareamento dental?


É um procedimento usado pelo dentista para tirar manchas mais intrínsecas ao esmalte e à dentina, a parte mais amarelada do dente que fica sob o esmalte. pode ser feito no consultório do dentista ou até mesmo em casa, sempre após a avaliação prévia de um especialista e seguindo as recomendações adequadas.

O procedimento pode deixar o dente sensível por um período, mas não o danifica seu esmalte nem prejudica sua porosidade. Essa sensibilidade ocorre porque os poros ou canalículos ficam abertos para que o gel clareador libere as moléculas de pigmento que estavam impedindo a luz de passar. Porém, essa sensibilidade tende a diminuir após o tratamento.


Quais os tipos de clareamento


Clareamento dental a laser


No clareamento dental a laser ( um dos mais desejados por sua rapidez) são utilizados géis clareadores muito concentrado. Como sua concentração é maior que um gel clareador usado em casa, por exemplo,isolar lábios e gengiva, é fundamental a fim de evitar danos a eles.

Devido a essa alta concentração, dentre todos os tipos de clareamento dental, o clareamento a laser ajuda a reduzir o tempo da consulta, sem interferir diretamente na resposta do procedimento.


Clareamento dental a LED


Nesse clareamento, são utilizados os mesmos agentes clareadores que na técnica anterior, que por sinal, muitas vezes são confundidos. Mas a mudança acontece no tipo de luz utilizada durante o processo.



Clareamento dental convencional (ou clareamento de consultório)


Diferente das técnicas que utilizam laser ou LED para otimizar a resposta dos clareadores, o resultado apresentado entre as consultas pode ser um pouco mais demorado. Porém, garantem o mesmo aspecto aos dentes no final do tratamento, pois é utilizado o mesmo gel e é muito segura. É indicado para quem possui algum tipo de restrição á luz de laser ou LED ou quem possui retrações muito extensas na gengiva.



Clareamento dental caseiro


Nesse tratamento, o gel clareador é aplicado por você mesmo, em sua casa, utilizando uma moldeira flexível e transparente feita sob medida para a sua boca. É essencial que seja indicada e acompanhada pelo dentista, a fim de, juntos, analisarem os resultados e as condições de saúde do esmalte e da gengiva. O profissional identificará se é necessário aumentar ou reduzir a concentração do gel clareador.

Esse procedimento demora um pouco mais, porém seu resultado é bem duradouro.



Quando é indicado realizar um clareamento dentário


Se você sente que sua autoestima está sendo afetada devido a coloração dos seus dentes, talvez esse seja o momento. Porém, o procedimento não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, indivíduos com doença periodontal e presença de muitas restaurações estéticas e/ou retrações gengivais severas. O clareamento também é contraindicado para crianças de até 10 anos.


Conclusão


O ideal é que você converse com o dentista e exponha a seu desejo de clarear os dentes. Ele pode te mostrar outras auternativas que não geram sensibilidade e que são mais duradouras, como as facetas ou lentes de resina, que por sinal é uma excelente alternativa que possui a duração muito superior e um ótimo custo-benefício.

Você pode saber mais sobre as facetas em resina clicando aqui.



Se você está procurando um dentista em São Paulo capital, basta clicar aqui e agendar uma avaliação. Nossos especialistas estão há mais de 18 anos no mesmo endereço.


bottom of page